Gestão dos pedidos
Amigo(a) lojista, agora iremos explicar como fazer a gestão adequada dos seus pedidos.
Primeiramente, destacamos que é de suma importância controlar o “Status” de cada pedido, ou seja, marcar se aquele pedido foi “Concluído” “Cancelado”, se está “Processando”, “Pagamento pendente” ou “Aguardando Pagamento”.
A definição do “Status” do pedido é muito importante, pois é ele que irá controlar da maneira correta o seu estoque. Você precisa informar para o sistema se aqueles produtos foram vendidos ou não, para que assim o sistema entenda a situação daquele pedido e gerencie o estoque automaticamente.
Vou explicar abaixo a função de cada um dos “Status” do produto.
O Status “Aguardando Pagamento” reserva o estoque dos produtos daquele pedido, ou seja, o sistema irá abater temporariamente do estoque disponível aqueles produtos, para que assim, outro cliente não possa comprar os mesmos produtos, assim não tem o perigo de você ficar sem estoque para entregar os produtos comprados por outros clientes.
Por exemplo, se esse cliente comprou 2 produtos e no estoque deste produto tinha 10, marcando o Status como “Aguardando Pagamento” o estoque ficará com apenas 8 produtos disponíveis.
O Status “Pagamento Pendente” entende que aquele cliente ainda não realizou o pagamento e que você, lojista, deseja retornar aqueles produtos para o estoque, para que assim outro cliente possa adquirir. E continua aguardando o pagamento do cliente que realizou o pedido, porém, seu estoque não fica preso com um cliente que não deu a certeza que irá pagar.
Por exemplo, se esse cliente comprou 2 produtos e no estoque original, antes do pedido ser realizado, tinha 10 produtos, marcando o Status como “Pagamento pendente” o estoque volta a ter 10 produtos.
O Status “ Processando” o sistema continua abatendo o estoque e reservando os produtos para o cliente, o sistema entende que você ainda não recebeu, mas, o pagamento está sendo processado, ou seja, em fase de recebimento.
O Status “Concluído” irá abater de forma definitiva aqueles produtos do estoque, pois o sistema irá entender que aquela compra foi bem sucedida e deu tudo certo no recebimento do pagamento e na entrega do produto.
O Status “Cancelar” você irá informar ao sistema que aquela compra não foi bem sucedida, que o cliente não deseja finalizar a comprar, e assim, o estoque irá voltar ao original de forma definitiva, não mais reservado aqueles produtos para o cliente.
Vídeo Tutorial: